Aterosclerose

O que a Aterosclerose pode provocar ?

Várias são as doenças que a aterosclerose pode provocar, dependendo do local onde a placa de gordura
ou lesão arterial se instala. Assim, algumas das doenças provocadas pela aterosclerose são:


- Angina de peito e Infarto agudo do miocárdio -  quando há acometimento importante das artérias do
coração, conhecidas por ARTÉRIAS CORONARIANAS


- Acidente vascular cerebral ou derrame - quando há acometimento de artérias do cérebro, tais como as
CARÓTIDAS ou ainda as ARTÉRIAS VERTEBRAIS.


- Demência - acometimento de artérias do cérebro, difusamente


- Doença arterial periférica - doença das artérias das pernas levando a dor aos esforços e podendo culminar com a amputação de membros.


- Impotência sexual - acometimento dos vasos sanguíneos dos órgãos sexuais.
 

O que piora a Aterosclerose ?

Os já conhecidos fatores de risco são os principais fatores aceleradores da aterosclerose, aumentando a gravidade das doenças relacionadas a ela; são eles:

 

- Tabagismo
- Hipertensão arterial (pressão alta)
- Obesidade e sobrepeso
- Colesterol e triglicerídeos altos
- Diabetes
- Sedentarismo
- Idade avançada
- História familiar de aterosclerose
 
 
Quais são os sintomas da Aterosclerose ?

Geralmente a aterosclerose não provoca sintomas. Porém quando a obstrução de uma artéria se torna importante, graves sintomas e doenças podem ocorrer.
       
O sintoma apresentado vai depender do órgão que recebe sangue desta artéria obstruída. Se for uma artéria do cérebro, pode ocorrer um AVC (derrame cerebral). Se for uma artéria do coração pode ocorrer um infarto.
 

 
Qual o tratamento para a Aterosclerose ?

Não existe CURA para a aterosclerose; o que pode-se fazer é não deixar que a doença progrida ao ponto de comprometer a vascularização de algum órgão e com isso surgirem sintomas e doenças graves em decorrência disso.
 
Assim, não existe UM remédio específico para isso; deve-se tomar uma série de medidas para que se consiga controlar a doença, tais como:
 
DIETA -  Devemos fazer uma dieta saudável,  rica em frutas, legumes, verduras, fibras e carnes magras. Devemos evitar gorduras, frituras excesso de doces, massas, carnes gordurosas, vísceras (miúdos, fígado)  leite integral e derivados(queijos, manteiga, creme de leite), e embutidos (salsicha, lingüiça, bacon,torresmo). Atualmente existem muitas opções de alimentos nos supermercados, indicados para prevenir doenças. Converse com seu médico a respeito.
 
EXERCÍCIOS FÍSICOS - Deve ser feita atividade física aeróbica (caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ginástica aeróbica) de 3 a 6 vezes por semana, durante pelo menos 40 minutos.
 
CONTROLE DOS FATORES DE RISCO - Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade, Colesterol Alto são os principais responsáveis pela aterosclerose. O controle destas doenças é feito através de atividades físicas regulares, dieta saudável, e se necessário medicamentos.
 
Se você tem um dos fatores de risco para aterosclerose e quer saber se está sob risco, procure seu médico. Ele lhe dará todas as informações, fará os exames necessários e dará orientações para o tratamento.